Escritora lançou livro infantil “PRETINHA DE ÉBANO” na Flica, que versa sobre a vida e estética da c
- Dira Verdiano
- 24 de out. de 2016
- 1 min de leitura

Imagine contar para a sua filha ou filho antes de dormir, histórias que tenham a ver com a sua realidade, que não se passem em um reino tão, tão distante? Lendas com as quais as crianças se identifiquem e se sintam representadas. Assim é o livro “Pretinha de Ébano”, de autoria de Kalypsa Brito, que foi lançado na Festa Literária de Cachoeira - Flica, no último dia 14/10.
Kalypsa Brito é educadora, escritora, militante dos movimentos sociais com ênfase em reforma agrária, gênero e relações étnico-raciais, e mãe de Dara uma garotinha de 4 anos que a estimula nestas incursões pelo universo da literatura infantil.
Segundo a autora, o livro ‘Pretinha de Ébano’ surgiu da necessidade de dar voz às narrativas do povo negro, como são tratadas suas crenças, sua organização familiar, seus ofícios. O que ouve uma criança negra sobre seus trajes, sua pele, seus cabelos? Quais saberes a educação formal elege como prioritários para sua formação? São algumas das indagações da autora.
“Pretinha de Ébano” é a forma carinhosa com a qual a mãe da personagem Luíza Mahim a apelidou. Pretinha assume o lugar da narrativa na história e nos revela seu olhar acerca do seu lugar como criança negra do bairro da Liberdade na cidade de Salvador”,diz.
Comments